>> Estudos elétricos
São de fundamental importância para o correto funcionamento e estabilidade de Instalações e sistemas elétricos, que vão desde a Geração, passando pelas Linhas de Transmissão até chegar as redes de Distribuição Primária e Secundária, e que permitem uma completa análise das instalações elétricas, visando a máxima eficiência e segurança.

Os estudos luminotécnicos qualificam aspectos para um projeto de iluminação eficiente e suporta o cliente na escolha dos produtos apropriados a sua necessidade de aplicação. O estudo da implementação e utilização da iluminação artificial, seja em ambientes externos ou internos é chamado de luminotécnica. A luminotécnica é tão antigo e é inclusive anterior ao uso de eletricidade para geração de iluminação pois as primeiras fontes de iluminação eram o próprio fogo de lamparinas.
A norma da ABNT NBR ISO 8995-1 – Iluminação de interiores (em ambientes de trabalho), fixa parâmetros e conceitos que devem ser levadas em consideração no que se refere a utilização de iluminação artificial de forma eficiente, além de auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada e luminária das várias existentes no mercado.
Assim como também a norma NBR 15129 para iluminação externa (pública), nos fixando parâmetros e auxiliando na melhor escolha da lâmpada e luminária.






Descargas atmosféricas podem causar danos graves aos seres vivos, às estruturas e as linhas de energia e sinal (serviços), podendo estender seus efeitos a vizinhança da estrutura, envolvendo o patrimônio, vidas humanas e o meio ambiente. Para reduzir estes danos a níveis toleráveis, a ABNT NBR 5419/2015, orienta que seja efetuada uma avaliação de risco antes de se iniciar um novo projeto ou uma adequação da instalação existente.
É preciso, conforme NBR 5419 na sua segunda parte, analisar as perdas e riscos do estabelecimento antes mesmo de projetar.
Conforme a NBR 5419:
“Esta Parte da ABNT NBR 5419 tem o proposito de fornecer um procedimento para a avaliação de tais riscos. Uma vez que um limite superior tolerável para o risco foi escolhido, este procedimento permite a escolha das medidas de proteção apropriadas a serem adotadas para reduzir o risco ao limite ou abaixo do limite tolerável".
Alguns fatores de ponderação são levados em consideração para estas análises, tais como: a densidade das descargas atmosféricas para a região considerada, as características construtivas e a finalidade de ocupação da estrutura, o volume de pessoas e o tempo de permanência no local, a classificação da estrutura quanto ao risco de incêndio, pânico e contaminação do meio ambiente, dentre outros.






Projeto de PDA
A IC Engenharia elabora o Projeto de PDA (Proteção Contra Descargas Atmosféricas) para todas as edificações da sua planta, de acordo com a norma NBR5419 atualizada.
Nosso Engenheiro Eletricista, devidamente habilitado e capacitado, fará um levantamento das informações estruturais de todas as edificações, com o uso de registros fotográficos e filmagens, e a partir da planta baixa atualizada (conforme projeto arquitetônico), faremos o Projeto de PDA adequado para sua planta.
Neste projeto a IC Engenharia fará o estudo das edificações para determinação da forma de proteção mais adequada que por conseguinte será fornecido um Data book (composto por todos os documentos necessários para instalação/execução da PDA - SPDA e MPS) com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) pelo nosso Engenheiro responsável.
Nosso Data book é composto por:
-
Análise de risco;
-
Cálculo dos captores (Método Franklin, Gaiola de Faraday ou Esferas Rolantes);
-
Cálculo do número mínimo de descidas;
-
Cálculo do comprimento mínimo do eletrodo de aterramento;
-
Atendimento do estudo do eletrodo de aterramento para minimizar a tensão de passo e toque da instalação;
-
Elaboração do Detalhamento em Planta de Instalação do aterramento e sistema de Captação;
-
Fornecemos os desenhos típicos de montagem;
-
Fornecemos a lista de materiais a ser utilizada em cada edificação;
-
Equipotencialização evidenciadas da instalações de todas as edificações;
-
Atendimento das Medidas de Proteção contra Surtos nas aplicações de DPS's, roteamento de cabos, etc.;
-
Determinação dos dispositivos DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surto na entrada de energia de cada edificação e em quadros subsequentes.
